O Tanque médio M4 foi o principal tanque desenhado e construído pelos Estados Unidos da América para as forças aliadas durante a Segunda guerra mundial, tendo sido utilizado neste conflito tanto pelos Estados Unidos quanto exportado pelo programa de arrendamento de guerra estadiuniense para ampla utilização em várias frentes de guerra por seus aliados, soviéticos, britânicos, chineses, franceses e brasileiros.
Foram construídos mais de 50.000 tanques acrescidos de centenas de veiculos derivados, denominadas com número de modelo diferente e capacidades concretas, sendo fabricados 2.000 tanques por mês, construidos em onze fábricas diferentes nos Estados Unidos.Os veículos derivados eram veículos de transporte, artilharia autopropulsada, destruidores de tanques e veículos de socorro.
No Reino Unido os M4 foram apelidados de General Sherman continuando a tradição de baptizar os tanques Americanos com nomes de generais famosos. O nome britânico tornou-se popular nos Estados Unidos e os dois nomes são normalmente combinados sobre a forma de M4 Sherman. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Shermans serviram na Guerra da Coreia. Muitas outras nações o usaram em combate durante o século XX. Os shermans tinham como ponto forte a manobrabilidade , a fiabilidade e um projecto que permitia a produção em quantidade. O Sherman marcou a viragem da guerra para os Aliados . Era o "cavalo de batalha" dos americanos, e apesar das suas deficiências relativas foi produzido em tal quantidade que impressionava os oficiais nazis.
No entanto o Sherman nunca foi um tanque que se destacasse em nenhum campo. A sua blindagem era deficiente e ele chegou a ser conhecido pelos americanos como "Ronson" uma famosa marca de isqueiros, pela sua característica capacidade de explodir ou se incendiar com facilidade. As versões posteriores utilizaram uma "câmara de água" envolvendo o compartimento da munição para evitar explosões.
Os americanos chegaram a considerar que necessitavam de até cinco Sherman para derrotar um só tanque Panther ou Tiger alemão, transformando-se num alvo fácil para estes tanques alemães durante a 2ª Guerra Mundial. Uma vantagem reconhecida no Sherman, era a sua mecânica muito fiável e de fácil manutenção.
o interior do tanque:
projectado para substituir o M3 Lee, o qual padecia de uma silhueta exageradamente alta, em virtude de ter uma torreta armada com um canhão de 37 mm e, também, do seu canhão principal de 75mm (fixo e projectado lateralmente no "chassis")ter uma utilidade táctica limitada, nomeadamente não poder rodar a 360º. O Departamento de Armamento do Exército dos Estados Unidos já tinha um design preciso do tanque em 1940, mas o desenvolvimento do M4 teve de aguardar que o M3 estivesse em produção - só então o protótipo do M4 foi desenvolvido mais profundamente.
Em abril de 1941 o Exército Americano escolheu um design- denominado T6- que combinava o canhão de 75 mm que equipava o M3 Lee aplicado a uma torre moderna com uma versão modificada do casco do referido M3 Lee. A fiabilidade do M4 foi potenciada pela utilização de designs de comprovada eficácia que já tinham sido testados em carros anteriores, nomeadamente na motorização, suspensão e nas lagartas própriamente ditas.
O objectivo era criar um carro que fosse capaz de derrotar qualquer tanque usado pelos exércitos do eixo.
História da produção do tanque Sherman nos EUA.
História da produção do tanque Sherman nos EUA.
O Sherman teve sete denominações principais de variantes durante a sua produção:M4, M4A1, M4A2, M4A3, M4A4, M4A5 e M4A6. Estas denominações não indicam necessáriamente um desenvolvimento linear: por exemplo A4 não indica precisamente uma evolução de A3. Estas denominações indicaram variações de padrões de produção- de facto os Sherman foram muitas vezes fabricados simultâneamente em locais diferentes. Os subtipos diferiam sobretudo pelas motorizações, embora o M4A1 diferia do M4 pelo seu casco em peça única fundida, não pelo motor. O M4A4 tinha uma motorização maior, o que exigiu uma suspensão mais elaborada, um casco mais longo e lagartas mais compridas com mais blocos. O M4A5 era a denominação dos Sherman produzidos no Canadá. O M4A6 dispunha de um "chassis" mais alongado- foram produzidos menos de uma centena. Emdora a maioria dos Sherman tivesse propulsão a gasolina, o M4A2 e o M4A6 tinham motores a diesel: o M4A2 um par de GMC 6-71 com seis motores rectos, o M4A6 um Caterpillar radial RD 1820(estes, juntamente com o M4A4, que dispunha de um motor A57 Multibank(construído a partir de cinco motores Crysler de 4.2 litros), foram fornecidos aos países aliados). "M4" pode até referir-se aos subtipos iniciais com o motor radial Continental ou, em geral, para toda a família dos sete subtipos do tanque, dependendo do contexto.Muitos detalhes na produção, na potência do motor e do armamento, configuração balística e fiabilidade foram efectuados em contínuo sem alterar a designação do modelo base. Unidades com suspensão aperfeiçoada, com armazenamento mais seguro das munições- "wet ou molhado"- com blindagens mais espessas, como o M4 "Composite"- que tinha a parte frontal da blindagem fundida acoplada a uma secção traseira mais resistente- foram produzidas. Note-se que a nomenclatura Britânica diferia da Norte-Americana. Os Shermans iniciais dispunham de uma peça de 75 mm , de media velocidade e não projectada específicamente para blindados- na verdade era derivada do célebre canhão francês de 75 mm ( soixante-quinze). O Gabinete de Projectos da U.S.Army planeou a substituição do Sherman com celeridade , nomeadamente no tanque médio T20( o qual culminaria no M47 Patton)mas foi decidido, para minimizar os problemas de produção,incorporar elementos de outros projectos mais evoluídos no Sherman. De facto, os modelos posteriores M4A1, M4A2 e M4A3 receberam a torreta T23, com uma peça de 76 mm de alta-velocidade M1, o que reduziu o número de munição HE e de fumo e aumentou o número de projécteis antitanque.Mais tarde o M42 o M4A3 foram produzidos com uma Howitzer de 105 mm numa torreta modificada. A produção standard de Shermans 76 mm(um M4A1)iniciou-se em Janeiro de 1944, tendo os Shermans armados com peças de 105 mm sido produzidos a partir de Fevereiro de 1944.
Em junho-julho de 1944 o Exército Americano aceitou uma produção limitada de 254 M4A3E2 Shermans "Jumbo", dispondo de uma blindagem muito espessa, com a peça de 75 mm colocada numa torre T-23, mais pesada, com o fim de assalto a fortificações. O M4A3 foi a primeira variante a ser produzida com a suspensão HVSS( suspensão horizontal), com lagartas mais largas para uma melhor distribuição de peso. A condução suave da variante HVSS(M4A3E8) foi por isso alcunhada de "easy eight".
Quer as forças Americanas quer as Britânicas desenvolveram um grande número de dispositivos especiais adaptados ao sherman- muitos ficaram experimentais, mas os operacionais incluíram o tipo Dozer( lâmina de bulldozer aplicada), Duplex Drive(com flutuadores e duas hélices que lhe davam capacidade anfíbia ),Lança -Chamas R3 para os Shermans "Zippo", Lança-foguetes T-34 " Calliope" de 60 tubos para a versão lança-foguetes do Sherman. Muitas variantes Britânicas foram desenvolvidas pelo célebre general Percy Hobbart - os "brinquedos de Hobart".
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