bombardeio na ilha de Pearl Harbor |
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941.
O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesa, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha.
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos
de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.
O ataque marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.
quer outra explicação?
Pearl Harbor Base Naval, no Havaí, foi atacada por torpedo japoneses e aviões bombardeiros em 07 de dezembro de 1941, às 7:55 am hora do Havaí. O ataque furtivo provocou indignação na população americana, mídia, governo e no mundo. Em 8 de dezembro, o presidente Franklin D. Roosevelt dirigiu-se ao Congresso americano, e da nação, aos detalhes do ataque. Ele começou:
Ontem, 07 de dezembro de 1941 - uma data que viverá na infâmia - os Estados Unidos da América foi de repente e deliberadamente atacados pelas forças navais e aéreas do Império do Japão.
Os Estados Unidos estavam em paz com essa nação e, na solicitação do Japão, ainda estava em conversa com seu governo e seu imperador olhando para a manutenção da paz no Pacífico.
Na verdade, uma hora depois dos esquadrões aéreos japoneses começarem a bombardear a ilha americana de Oahu, o embaixador do Japão para os Estados Unidos e seu colega entregue ao nosso Secretário de Estado uma resposta formal à recente mensagem norte-americana. E enquanto essa resposta referia que parecia inútil continuar com as negociações diplomáticas existentes, não continha nenhuma ameaça ou indício de guerra ou de ataque armado.
Nesse endereço , o presidente pediu ao Congresso que aprove uma declaração de guerra. Congresso obrigado, votou e aprovou a Declaração de Guerra dos EUA sobre o Japão , no mesmo dia. Que era a América `s entrada formal na Segunda Guerra Mundial .
O ataque a Pearl Harbour surpresa foi retratado em muitos filmes diferentes ao longo dos últimos 60 anos - Michael Bay dirigiu Pearl Harbor em 2001, s Fred Zinnermann `From Here to Eternity foi lançado em 1953, ea Tora popular! Tora! Tora! Foi feito em 1970. E enquanto esses filmes exibir quão destrutivo e devastador que o ataque foi, eles aren `t capaz de incluir tanto do contexto histórico, porque eles só têm de 1-3 horas em que para contar a história.
O ataque aconteceu em uma manhã ensolarada de domingo. Um contingente mínimo de soldados estava de plantão no momento. A maioria dos cargos da base foram fechados e muitos militares estavam em licença para o fim de semana. A nova tecnologia, incluindo o novo radar montado no ponto Opana, estavam no lugar, tripulado e funcionamento no momento do ataque. Os aviões de ataque de entrada japoneses foram detectados pelo radar e relatados, mas foram confundidos com um grupo de entrada de aviões norte-americanos devido a partir do continente naquela manhã. Enquanto em prática manobras fora do porto naquela manhã, um destróier americano avistou um submarino japonês tentando esgueirar-se para o porto. O submarino foi alvo de tiros, imediatamente comunicado - e ignorado.
Pearl Harbor está localizado na costa sul da ilha de Oahu. Na época, a base naval foi de cerca de 22.000 acres de tamanho. A frota americana estava sob o comando do Almirante Husband E. Kimmel e as tropas terrestres foram comandados pelo Tenente General Walter C. Short. Pearl Harbor foi o centro do poder naval americano desde que o Rei Kalakua deu o direito para os EUA para desenvolver uma estação de carvão lá em 1887. O porto tinha sido recentemente designado como o American Pacific Fleet `a base nova casa por causa da preocupação sobre o Japão` s crescente agressividade. A maior parte da América `s comandos militares da região do Pacífico teve sede na base, mas os Estados Unidos continuaram seu isolacionismo .
Embora houvesse advertências veladas e eventos isolados de hostilidades japonesas nas próximas semanas, dias e horas à frente do ataque, ninguém no comando em Pearl Harbor ou em Washington, DC , era esperado um ataque japonês a Pearl Harbor, especialmente antes da guerra foi formalmente declarada . Criptografia eficaz e criptoanálise bem sucedida estavam em sua infância na época. Sub-financiado, sub-tripulados e sub-equipada, criptoanalistas foi ordenada a se concentrar no tráfego diplomático japonês, ao invés de mensagens navais. A nação teria tido uma imagem muito mais clara do acúmulo militar japonês e, com o aviso fornecido por essas mensagens, poderia ter evitado o desastre de Pearl Harbor.
De fato, na manhã de 7 de dezembro, o embaixador japonês em Washington, DC , havia sido ordenada por seu governo para destruir todos os documentos oficiais e entregar um documento de 14 páginas ao secretário de Estado Cordell Casco em um momento específico daquele dia. Depois de laboriosa manual de decodificação e tradução, o documento foi entregue mais tarde do que o governo japonês havia previsto. A notícia do ataque a Pearl Harbor já havia chegado à Casa Branca antes do embaixador japonês chegou à Casa Branca. O mundo ficou chocado com a notícia.
Os líderes militares dos países do Eixo, Alemanha, Itália e Japão, estavam firmemente decididos a dominar o mundo pela força militar. Japão precisava de recursos naturais, especialmente petróleo, para a sua expansão planejada. Os japoneses tinham sucesso invadiu a Manchúria em 1931 ea China em 1937. Japão `s antipatia América tinha sido fervendo por um longo tempo. Os Estados Unidos `ocupação das Filipinas durante a Guerra Hispano-Americana e recusa America` s para reconhecer Japão `s autoridade na China ocupada alimentou o ressentimento japonês. Japão Imperial `s esfera de interesse no extremo oeste do Pacífico estava sendo ameaçado por incursões América` s para o Pacífico no ponto exato na história quando o próprio Japão estava competindo pelo domínio da região.
É um mito afirmar que os estrategistas de ambos os países considerados Pearl Harbor muito raso, com uma profundidade média de 45 pés, por um ataque de torpedos caiu de aviões, que geralmente necessários cerca de 75 metros de profundidade. Enquanto parecia improvável, um chefe havaiano de Operações Navais estados memorando que nenhum porto é para ser considerado seguro contra ataques. Sabotage por agentes japoneses foi considerada a maior ameaça. Os japoneses haviam desenvolvido a tecnologia estratégia de ataque, e habilidade para realizar com sucesso o impossível. A idéia de ataque de Pearl Harbor tinha sido concebido seis meses antes. A frota americana foi percebida como um obstáculo ao acesso aos campos de petróleo em Java, de modo que o plano foi concebido para afectar um ataque surpresa a Pearl Harbor para destruir a América `s Frota do Pacífico. Metas adicionais incluídos armazéns, portos, aeroportos e aeronaves.
O japonês tinha desenvolvido um torpedo rasas execução que seria roçar a superfície da água no porto depois de ter sido deixado cair de uma aeronave a baixa altitude. Os alvos principais eram os porta-aviões e navios de guerra que estavam entre os 92 navios de guerra fundeados no porto. Com os dados coletados e reportados por espiões japoneses em Oahu e Maui, o almirantado japonês sabia a localização e quantidade de navios de cada tipo no porto. Eles tinham duas preocupações, a perda da surpresa e do paradeiro de dois desaparecidos porta-aviões norte-americanos. As transportadoras Enterprise e Lexington já tinha sido despachado para Wake e Midway ilhas . Ambos os aviões estavam a centenas de milhas a oeste do arquipélago havaiano, no momento do ataque.
Cerca de 360 aviões de ataque japonês lançou na madrugada de porta-aviões em uma força de ataque de cerca de 33 navios, sob o comando do Vice-Almirante Nagumo Chuichi. A força de ataque tinha cozinhado, sob o manto da escuridão, para cerca de 275 para 200 milhas ao norte de Oahu. Uma vez que os bombardeiros avistou a ilha, eles se dividem em dois grupos. Um grupo seguiu por via terrestre a baixa altitude em toda a ilha e outro voou por cima da água ao redor da ilha para fazer uma abordagem a partir do sul. Às 7:55 horas da manhã, as primeiras bombas e torpedos foram retiradas. Depois de duas horas, os EUA sustentados de 18 navios afundados ou gravemente danificadas, cerca de 170 aeronaves destruídas, e havia cerca de 3.700 vítimas. As baixas japonesas foram mínimas.
fonte 1:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
fonte 2:http://www.u-s-history.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
poste aqui seu comentario mas caso seja uma sugestão se quiser não publicaremos