sábado, 7 de julho de 2012
A história do verdadeiro ... "Ivan o Terrível"
O Marechal do Ar Ivan Kozhedub foi um dos dois únicos pilotos de caça a serem agraciados com a condecoração, Estrela de Ouro de Herói da União Soviética três vezes, durante a 2ª Guerra Mundial. O outro piloto foi Aleksandr Pokryshkin, que combateu desde o início da invasão alemã no verão de 1941 até o final da guerra, tendo obtido 59 vitórias aéreas pilotando os caças Mig, Bell Aircobra, Lavochkin e Yakovlev.
Ironicamente proibido de combater por causa de suas grandes qualidades como piloto, e sendo utilizado como instrutor, Kozhedub só realizou sua primeira missão de guerra no dia 26 de março de 1943. No dia 19 de fevereiro de 1945, tornou-se o único piloto soviético a abater um caça à jato Me 262. No dia 19 de abril deste mesmo ano, abateu seus últimos adversários, dois Fw 190, elevando sua estatística a 62 vitórias, tornando-se o mais bem sucedido piloto de caça aliado.
A vida operacional de Ivan Kozhedub está muito associada ao projetista de aviões Semyen Lavochkin, que produziu aeronaves de motor radial e de estrutura de madeira. Um de seus modelos, o La-7 Nº 27, como seu piloto, sobreviveu à guerra e está atualmente no Museu Aeronáutica de Monino.
Fonte:http://www.helpsites.com.br/famildf/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
poste aqui seu comentario mas caso seja uma sugestão se quiser não publicaremos